10 jun 2019
Educação Coportativa

5 dicas para sua equipe atingir a Alta Performance

Equipes de Alta Performance são aquelas que conseguem identificar problemas dentro de sua própria operação. Além de identificá-los, os integrantes também buscam maneiras de resolvê-los colocando em prática suas ideias. Faz parte deste tipo de equipe pessoas alinhadas, comprometidas, focadas, com bagagem e habilidades diversas.

Colaboradores e Equipes de Alta Performance são o sonho de muitas empresas e líderes. Entenda como você, como líder, pode estimular sua equipe a atingir a Alta Performance com essas 5 dicas:

1. Monte (ou molde) o time certo
Um time de Alta Perfomance é composto por pessoas diversas, comprometidas, com objetivos em comum e habilidades complementares. Quanto maior o conhecimento, mais será agregado às tarefas e, por consequência, maiores as chances de sucesso.

O time certo vai além de ter os melhores colaboradores escalados. A maneira com a qual agem e interagem evidencia as qualidades da equipe que busca constantemente a Alta Perfomance almejada pelo seu líder. Reforce e reconheça bons hábitos, se importe com cada integrante verdadeiramente, ouça-os e leve suas opiniões. Dê a seus colaboradores desafios e oportunidades para que ajam por si próprios e incentive-os a enfrentar qualquer dificuldade.

2. Seja um verdadeiro mentor para sua equipe
Um líder também precisa atuar como mentor. Capacitar e desenvolver são hábitos prioritários. Não perca as oportunidades de dar feedbacks, corrigindo e ensinando as pessoas sob sua responsabilidade. Invista em treinamentos, reuniões produtivas e educação corporativa, pois isso fará toda a diferença no trabalho.

Você também pode utilizar técnicas de coaching para desenvolver seus colaboradores. É importante sempre desafiá-los com metas desafiadoras e realistas, e jamais esqueça de recompensá-los. Os retornos positivos são sempre bem-vindos em qualquer situação.

3. Dê autonomia aos integrantes
Um verdadeiro líder foca as pessoas, e desafios constantes fazem parte desta construção, tirando seus colaboradores de suas zonas de conforto. É importante deixá-los resolver problemas por si próprios e ter certa autonomia para buscar soluções e realizar tarefas. Porém, lembre-se que dar autonomia é dar liberdade e responsabilidade para aqueles que farão tarefas que originalmente eram suas.

É importante que você estabeleça uma relação de confiança com as pessoas e seus respectivos trabalhos. Assim, elas se sentirão confortáveis para produzir mais e tomar partida nas tarefas.

4. Comunique-se com clareza
A falta de clareza na comunicação pode ser um grande problema para a equipe. Certifique-se que você está sendo ouvido e interpretado por todos da maneira correta. Também é importante fazer com que todos os integrantes tenham voz e que esta seja levada em consideração. Comunicar é o que o outro entende e não o que você fala.

Uma comunicação adequada e fluída dá mais segurança e melhora muito os resultados do trabalho. Não deixe ninguém e nenhuma consideração “de lado” e você aprenderá muito com o que sua equipe tem a dizer.

5. Mantenha os integrantes seguros e unidos
É muito importante manter a equipe unida e segura para não causar atritos e desconfortos desnecessários. Evite estimular competições que não possam ser saudáveis e, sempre que possível, demonstre como a colaboração de todos é importante. Incentive a competição saudável e prepare-se para se surpreender com destaques em todos os sentidos. Uma empresa é formada por um grupo de pessoas com objetivos diversos, porém, complementares.

Sempre que possível, estabeleça um ambiente de segurança e tranquilidade. Recompense quem merece e deixe claro o quanto cada um é valioso para a equipe. Muitas vezes, a falta de reconhecimento ou orientação pode causar desconforto e distanciamento.

Conclusão
A chave para ter uma equipe de Alta Perfomance é saber liderar, estimular seus colaboradores, capacitá-los e conduzi-los em direção ao sucesso. Pensando na importância da capacitação nesse nível, a Have oferece vários tipos de treinamentos para agregar ainda mais valor à sua equipe. A partir de treinamentos técnicos, operacionais, comportamentais e programas de desenvolvimento, buscamos alavancar a excelência profissional de qualquer equipe ou organização. Contate-nos e saiba mais sobre nosso trabalho!

Se interessou
pelos nossos
serviços?

Para mais informações ou
orçamentos entre em contato
através do formulário ao lado.

Mensagem enviada!

Retornaremos em breve.