10 jun 2019
Gente e Gestão

Clima organizacional: 4 dicas para melhorá-lo

O clima organizacional é o reflexo de como seus colaboradores se sentem na empresa, e é tão importante quanto as demais questões que são levadas em consideração quando o assunto é crescimento. A partir do momento que sua equipe está satisfeita, motivada e animada, o nível de produção e foco no que realmente importa aumentam consideravelmente. Além disso, um ambiente harmonioso facilita a comunicação e o trabalho em equipe. O resultado dessa junção de fatores é um processo de melhoria perceptível constantemente.

Muitas organizações de grande porte adotam práticas para melhorar o clima organizacional, deixando-o o mais agradável possível. Entre essas, podemos citar o esforço em proporcionar aos colaboradores ambientes coloridos e confortáveis, alternativas de descanso e lazer dentro da própria empresa, dar aos colaboradores maior autonomia, e flexibilidade com horários.

Certamente não existe uma regra, pois o importante é que as medidas estejam de acordo com o tipo de cada empresa, a fim de que essas melhorias sejam naturais. Para ajudar a refletir sobre esse tema, confira abaixo 6 ações que você pode realizar para proporcionar um clima organizacional mais agradável para seus colaboradores:

1. Faça um “upgrade” no ambiente de trabalho
O ambiente em que as pessoas trabalham faz toda a diferença no clima organizacional e na produtividade delas. Isso inclui móveis, tecnologia, disposição das mesas, iluminação, temperatura, etc. A estrutura (ou a falta dela) pode, inclusive, afetar a produtividade e até mesmo o modo como seus colaboradores se relacionam. Além disso, a falta de materiais e equipamentos pode aumentar o tempo de produção de certos trabalhos.

Um ambiente muito fechado e mal arejado, por exemplo, pode causar desconforto e reduzir a motivação da sua equipe. Assim também acontece com uma iluminação incorreta, cadeiras e móveis desconfortáveis e, principalmente, equipamentos que não funcionam corretamente. Além disso, é importante ter locais para almoço, descanso, confraternização e banheiros adequados, de acordo com as possibilidades de investimento e espaço.

Se o seu ambiente de trabalho já está dentro das condições acima citadas, você também pode fazer ajustes na decoração para dar um “up” no ambiente. Aposte em cores que alegram o ambiente, plantas, entre outros elementos que possam deixar os colaboradores mais felizes e confortáveis, prontos para entregar os melhores resultados.

2. Proporcione oportunidades de capacitação
Treinamentos e capacitações são muito importantes para o desenvolvimento de equipes e pessoas. Além de qualificá-las para produzir mais, melhorar suas performances, diminuir erros e aumentar as vendas, os treinamentos melhoram contribuem inclusive, com a melhoria nos relacionamentos. Trabalhar as relações das equipes em treinamentos, além de motivar, abre espaço para relacionamentos mais abertos que contribuem para o êxito nos mais variados objetivos e clima organizacional.

Treinamentos e capacitações são extremamente importantes para aumentar a relevância da empresa no mercado, reduzir turnovers e custos, e aumentar as vendas. Conheça os treinamentos oferecidos pela Have.

3. Invista em seu colaborador
Não adianta exigir o máximo e não dar esse retorno para seu colaborador. Invista sempre em oportunidades e boas colocações, remuneração justa e benefícios básicos – como saúde, por exemplo. Um bom pacote de benefícios nem sempre significa os mais altos investimentos.

Criar oportunidades e possibilidades é essencial para manter seus colaboradores motivados e engajados. O senso de pertencimento é aquele que faz com que os colaboradores sintam-se parte da construção e não apenas dos resultados. A educação corporativa é um processo contínuo e permanente, visto o dinamismo do mercado. Lembre-se que sempre haverá espaço para melhorar, e que inovar não é criar, mas sim, fazer diferente o que já existe. Logo, contribuir com o desenvolvimento pessoal de seu grupo é consequentemente fortalecer o desempenho profissional de sua organização independente de seu tamanho.

4. Não dispense intervalos
Os intervalos durante o tempo em que se está produzindo, pode ser uma maneira de restabelecer as energias após cada pausa. Quando paramos para um café, ir ao banheiro, fazer algum exercício ergométrico, ou simplesmente descansar é proporcionar ao corpo e ao cérebro um momento de relaxamento. Isso faz toda a diferença na produtividade, satisfação e equilíbrio físico e mental. Faça com que os intervalos sejam práticas naturais porque são saudáveis, e após fazer uma análise ficará evidente o reflexo dessas pequenas atitudes no resultado de sua empresa.

Conclusão
Há muitas formas de fazer o clima organizacional melhorar. Conte com a Have para fazer isso acontecer e potencialize os resultados da sua empresa. Confira nosso serviço de consultoria empresarial e nossos treinamentos e faça seu orçamento agora mesmo.

Se interessou
pelos nossos
serviços?

Para mais informações ou
orçamentos entre em contato
através do formulário ao lado.

Mensagem enviada!

Retornaremos em breve.