10 jun 2019
Inteligência de Negócios

Como utilizar a Gestão Profissional para aumentar resultados

De acordo com alguns especialistas entrevistados pela Agência Brasil em 2014, a falta de gestão profissional ameaça micros e pequenas empresas e contribui com a taxa de mortalidade das mesmas. A matéria, apesar de ser um retrato de 4 anos atrás, segue atual, e mostra os riscos da falta de gestão adequada, revelando ainda que de acordo com o Sebrae, uma em cada quatro pequena empresa fecha após dois anos de sua abertura.

Dessa maneira, vemos a importância que a Gestão Profissional tem nas empresas, principalmente nas micros e pequenas.

Gestão Profissional
Muitos empreendedores não possuem toda a expertise ou tempo necessário para administrar corretamente uma empresa em sua totalidade. A quantidade de detalhes existente numa companhia acaba sendo um dos motivos pelo qual um gestor não consiga dar atenção às questões estratégicas em sua totalidade, fazendo com que o foco fique muito mais no operacional. Por isso, uma saída para não deixar que isso afete os negócios é a profissionalização de todos os gestores.

O investimento na Gestão Profissional pode não parecer um investimento prioritário, mas esse pode fazer toda a diferença para seu negócio. Na verdade, profissionalizar a gestão deve ser um caminho natural para todos os empreendedores que pretendem e desejam seguir uma trilha de sucesso. Sem isso, é quase impossível desenvolver-se e destacar-se da concorrência.

Os profissionais que atendem esse tipo de demanda geralmente possuem experiência e conhecimento vasto de mercado. O trabalho realizado tem como objetivo melhorar a organização, o gerenciamento, a produtividade e o controle da companhia, impulsionando a empresa e seus resultados através de seu grupo estratégico.

Fatores que indicam a urgência de uma Gestão Profissional
A ausência de um planejamento em qualquer área (estratégico, fiscal, financeiro, produção, marketing, comercial, entre outros), é um dos principais indicadores da necessidade da Gestão Profissional. Muitas vezes, o planejamento existe, mas pode não estar trazendo os resultados esperados devido a sua falta de aplicação e acompanhamento dos pontos chaves. Quando isso ocorre, é necessário rever o planejamento de acordo com os objetivos a serem atingidos pela companhia, avaliando inclusive os atores envolvidos.

Se a empresa está passando por problemas internos diariamente, esse é um sinal de que não está havendo uma administração assertiva. Além disso, a falta de condição para atender corretamente às demandas do mercado ou até mesmo as necessidades internas reduz a qualidade e a quantidade do que seus colaboradores entregam, instaurando um clima desfavorável para o negócio. Esses podem ser alguns dos limitadores do crescimento da empresa, colocando-a em risco.

Falta de padronização, processos, controles, indicadores formais e flexibilidade também são sinais que a empresa precisa profissionalizar sua gestão. Se a empresa não mantiver um padrão operacional e estratégias condizentes, pode acabar se acostumando com processos viciosos de retrabalhos, influenciando negativamente no atendimento aos clientes e na qualidade de vida dos colaboradores.

Como uma Consultoria Empresarial pode melhorar sua Gestão Profissional?
A Have, consultoria empresarial com foco em soluções e resultados, pode atuar juntamente com sua companhia para melhorar a Gestão Profissional, trazer mais frutos e alavancar a excelência de sua gestão. Utilizamos métodos consolidados no mercado e oferecemos soluções sob medida para a sua empresa. Entre em contato conosco e saiba como podemos otimizar seus resultados!

Se interessou
pelos nossos
serviços?

Para mais informações ou
orçamentos entre em contato
através do formulário ao lado.

Mensagem enviada!

Retornaremos em breve.