04 nov 2019
Sem categoria

Cultura organizacional – a importância deste conceito

Você já ouviu falar sobre cultura organizacional? Conhece a importância deste conceito e sabe como ele pode contribuir para o seu negócio?

Se deseja conhecer um pouco mais sobre o assunto e entender como este conceito faz parte do cotidiano da sua empresa, não deixe de acompanhar este artigo até o final.

O que é cultura organizacional?

A cultura organizacional de uma empresa diz respeito aos valores morais e éticos, regras de conduta, políticas de gestão e crenças da organização. Em geral, também está muito vinculada às atitudes dos mentores e idealizadores da organização

Mesmo que não formalmente definidas, todas as empresas possuem uma cultura organizacional. A cultura de uma empresa é a forma com que os indivíduos que fazem parte dela agem e quais são as atitudes esperadas e aceitáveis dentro da organização.

É possível citar como exemplo a entrada de um novo colaborador na empresa. Afinal, como este colaborador se portará dentro da empresa e se encaixará no contexto do ambiente de trabalho ao qual foi inserido?

É normal que no início os novos colaboradores estejam um pouco tímidos e retraídos. Isso ocorre pois o novo funcionário está percebendo quais são as atitudes das pessoas e as normas de convívio da empresa para assim melhor se adequar.

Se determinada empresa tem como cultura que todos os colaboradores, mesmo que de setores diferentes, se cumprimentem pelos corredores, é absolutamente normal que os novos colaboradores percebam e passem a agir da mesma forma. No caso contrário, se as pessoas estão sempre fechadas e não se comunicam entre si, é muito provável que os novos colaboradores também desenvolvam essa postura.

Percebeu como a cultura organizacional, mesmo que aparentemente de forma sútil, pode interferir nos processos e desenvolvimento da empresa?

A importância da cultura organizacional

Agora que você já compreendeu o que significa cultura organizacional, ficará mais fácil perceber o quanto ela pode ser importante para o desenvolvimento de uma empresa.

A cultura organizacional está ligada ao “modo de ser da empresa”. É importante que as empresas possuam em sua cultura boas práticas internas e externas, como por exemplo:

  • bom atendimento aos clientes e fornecedores da organização.

Aqui, a cultura incentiva que os colaboradores sejam simpáticos e solícitos para solucionar e resolver problemas das pessoas envolvidas com o negócio.

  • cultura do trabalho em equipe

Outro item avaliado positivamente e relacionado a uma boa cultura é a capacidade de seus colaboradores de interagirem entre si, trocarem ideias e auxiliarem de forma conjunta o desenvolvimento da empresa.

  • cultura do respeito aos valores e ao próximo

É importante que as empresas pratiquem o respeito ao próximo e às diferenças e limitações de cada um.

Citamos aqui apenas alguns exemplos para que você possa perceber como uma boa cultura organizacional pode valorizar a sua empresa e a sua marca, atraindo os melhores profissionais e, ao mesmo tempo alavancando, o seu crescimento.

Como manter a cultura organizacional adotada?

Uma das tarefas mais difíceis dos gestores de uma organização é a manutenção da cultura adotada pela empresa, principalmente quando em momentos de rápida expansão e crescimento da equipe.

Para que a essência da empresa não se perca no meio do caminho, é preciso elaborar treinamentos para os novos colaboradores, que visem uma imersão nos aspectos culturais da empresa. Além disso, vale a pena investir também na reciclagem dos conceitos de forma contínua para todos os colaboradores da empresa.

Nas médias e grandes organizações, esta tarefa geralmente está a cargo do setor de recursos humanos, que elabora treinamentos e rotinas de feedback voltadas à manutenção da cultura organizacional da empresa.

E na sua empresa? Como anda a cultura organizacional? Já existe algo definido? Onde você acredita que seja possível melhorar?

Se você deseja alavancar o crescimento de sua empresa, é preciso investir na sua cultura organizacional. Precisa de ajuda? Não deixe de nos contatar, estamos aqui para auxiliar a sua empresa a alcançar melhores resultados.

Siga nossas redes: LinkedinFacebook e Instagram

Leia também: Coaching: por que gestores devem investir em autodesenvolvimento?

Se interessou
pelos nossos
serviços?

Para mais informações ou
orçamentos entre em contato
através do formulário ao lado.

Mensagem enviada!

Retornaremos em breve.