25 set 2020
Gente e Gestão

A Gestão da Mudança É AGORA!

Contexto:

“O tema Gestão de Mudanças é amplo e aplica-se a todo tipo de mudanças organizacionais. Uma característica em comum das mudanças: tocam nas pessoas e em seus paradigmas, mudam o status quo, a maneira como as coisas são feitas e tiram as pessoas de sua zona de conforto.

Acreditamos que antes das mudanças se consolidarem na organização elas precisam tocar o ser humano. É através das mudanças humanas que acreditamos que chegaremos às mudanças organizacionais. Gerir a mudança é humanizá-la. É pensar o projeto no ponto de vista das pessoas envolvidas, para evitar que as resistências naturais causem impactos nos objetivos planejados.”

Referência: HCMBOK.

 

  1. Mudança e Mudar

Diferença: A definição de Mudança é o ato ou efeito de mudar, de dispor de outro modo. É um substantivo feminino que dependendo do contexto que se emprega pode ter diferentes sentidos:

  • Pôr em outro lugar, remover, deslocar;
  • Dar outra direção, desviar;
  • Tirar para por outro, substituir;
  • Transferir para outro local;
  • Alterar, modificar;
  • Trocar, deixar para outro, cambiar;
  • Fazer apresentar-se sob outro aspecto, transformar;

Porém, o que observamos nas empresas é que as pessoas constantemente exigem mudanças por parte dos empregadores, mas quando a mudança vem os empregados não estão dispostos. Por quê? Porque mudar dói, as pessoas não estão dispostas a sair da sua zona de conforto para serem agentes de mudança, elas querem ser mudadas e não mudar.

Com a pandemia a mudança está sendo obrigatória, porém nem todas as empresas e pessoas estão acompanhando as necessidades de mudança porque não estão habituadas a mudar. Neste contexto a GM entra como direcionador metodológico para quem ainda não entendeu as necessidades de mudança.

 

  1. Principais mudanças do AGORA

Home-office – mudanças nas leis trabalhistas, trabalho em casa com contexto familiar, atuação das empresas no físico e emocional dos empregados

Vendas online – delivery, testes de conceito online, drive thru

Gestão digital – ferramentas de gestão de produtividade a distância, disponibilização de ferramentas da empresa de forma remota, reuniões online, treinamentos online

Educação online – modelo online de cursos, home scholling

 

  1. Benchmark de ações

O modelo da FCA (Fiat Chrysler Automóveis) é um grande referencial de governança para qualquer empresa. Foram definidos 4 pilares: People Protection (Pessoas), Business Protection (Negócios), Ecosystems Protection (Ecossistemas de parceiros, competidores e clientes) e Support Society (Sociedade/Solidariedade). Dentro destes pilares foram desenvolvidas ações para sobrevivência neste período de pandemia:

 

  • Pessoas: disponibilização das ferramentas para trabalhar em casa, aumento no número de ônibus e maior proteção para os empregados da fábrica com jornada intercalada, disponibilização de exercícios físicos online.
  • Negócios: tiveram uma queda de 95% de faturamento em abril e 70% em maio na América Latina e os custos permaneceram, para mitigar foram criados comitês de gestão dos custos e projetos de para melhorar o cenário de vendas.
  • Ecossistemas: negociação com os fornecedores, pela primeira vez os presitendesdas maiores marcas de automóveis se reuniram para discutir o mercado, olhar para a cadeia logistica e disponibilização de ferramentas online para as concessionárias. Modelagem nos testes para os clientes, o carro vai até as pessoas.

 

Outro exemplo é a SAP que usou dois pilares principais Saúde Mental e Saúde dos negócios, onde disponibilizou terapia para os empregados e fez comitês semanais para a gestão e remodelagem do atendimento aos clientes.

Todos esses exemplos práticos nos levam a crer na importância de se reinventar rápido, pois não existe a frase: “Quando tudo voltar ao normal”, existe um novo normal que já chegou e as empresas devem se movimentar. As empresas médias podem estar pensando que os exemplos são de multinacionais e para eles é mais fácil, na verdade não! A governança de empresas deste porte é muito mais complexa, se a mudança começa no individuo, imagina como mobilizar 26mil pessoas como é o caso da FCA?

  1. O futuro da mudança

O mundo VUCA (Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade) já chegou! Não podemos mais esperar o futuro, ele acontece todos os dias! O que as empresas devem fazer é se preparar para essas mudanças constantes com planejamento e método!

O que vemos é uma série de iniciativas que já estão sendo aplicadas por aqueles que querem mudar, e não esperam o TALVEZ.

 

  1. Como Gestão da Mudança atua

Com método! Se formos pensar na estrutura de GM ela simplificada fica:

  • Stakeholders: Garantir que todos os impactados direta ou indiretamente com a mudança sejam envolvidos. Ou seja, o que eu estou fazendo pelos meus funcionários, clientes, parceiros, concorrentes? Ter um plano de atuação com cada um e personalizado é o que a FCA fez quando separou nos pilares.
  • Riscos: Minimizar os impactos negativos das mudanças sobre os resultados da empresa; mitigar os riscos de negócios com antecedência. Em tempos de crise a gestão dos riscos voltou à tona, nunca se valorizou tanto a estatística e um profissional que acompanhe os possíveis riscos, no processo de GM temos um plano com os riscos mapeados. Em tempos de COVID isso fica menos previsível, mas ter um olhar pra isso ajuda muito a não ser pego de surpresa.
  • Comunicação: Efetuar uma comunicação assertiva durante a transição de mudança; reduzir ruídos; criar um Plano de Comunicação para antes, durante e depois do projeto. Uma das principais iniciativas de GM é comunicar, celebrar em tempo real a mudança, as empresas devem te plano pra isso e aplicar com os stakeholders mapeados, nos canais certos e da forma certa!
  • Formação: Capacitar todos os níveis da empresa nos novos modelos de atuação; comprometer e desenvolver a liderança. As pessoas precisam ser treinadas neste modelo online, treinadas nas novas ferramentas, nos comportamentos, nos novos processos. O plano de formação deve contemplar as capacitações que envolvem este momento de mudança.

Por fim, ter um comitê de GMUD o qual faça a governança do que foi estabelecido. Em empresas que possuem RH esse é o papel da área, para empresas que não tem RH alguém deve ter essa função. Não gerir o cenário fará com que a empresa fique passos atrás daquelas que estão se estruturando.

 

  1. Papel do RH

Então, de tudo que falamos até agora, TUDO está relacionado as pessoas! Não existe empresa sem as pessoas, e isso não é agora na pandemia é a realidade de qualquer business.

No novo normal o RH é a mola propulsora do sucesso das empresas! É ele que vai definir como as pessoas vão trabalhar o que afeta diretamente os clientes e o faturamento, logo a existência da empresa. Definir guias, programas de desenvolvimento, programas de saúde, olhar trabalhista e legislativo, tudo isso o RH vai mobilizar neste novo cenário, ou seja, é do RH que sai a essência de Gestão de Mudança.

IMPORTÂNCIA: sem o especialista de RH talvez seja uma sobrecarga pra empresa, e isso vai ser abandonado com o tempo.

  1. Exemplos práticos de Gestão da Mudança vivenciados pela HAVE

Em 2019 a HAVE implementou 7 projetos, 4 de processos que envolvem muita mudança e que utilizaram GM e temos alguns dados para apresentar:

  • Apenas 1 das 7 estava com prontidão alta para mudança, ou seja, as pessoas queriam mudar;
  • A média de satisfação dos empregados com os projetos foi de 91%, pois se sentiam parte daquele momento da empresa;
  • O nível de engajamento médio chegou a 85%, tendo em vista que sem GM esse número pode cair pela metade;
  • O plano de riscos foi acompanhado em tempo real, o que ajudou na implementação; 91% de resolução de riscos
  • Os stakeholders sabotadores foram administrados.

 

Para reflertir: “Sua empresa está preparada? Você já tem um RH? Você já tem planos de GM?

Mude ou o mercado muda você!”

A Have tem todo Know-how para ajudar as empresas, médias ou grandes já atuamos em ambas. Somos especialistas em GM e com bagagem e método para ajudar! Seja você dono de empresa, RH ou funcionário de empresa nos procure para fazermos uma POC e demosntrar o nosso potencial de transformação.

 

Mais do que planejar, queremos transformar!

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