10 jun 2019
Gente e Gestão

Perfis comportamentais: conheça os 4 tipos existentes nas empresas

As pessoas são distintas, logo, possuem atuações diferentes. Dentro de uma empresa, nos deparamos com vários tipos de personalidades, culturas e características individuais. Existem estudos baseados em perfis comportamentais que determinam e categorizam certos comportamentos. Edward L. Thorndike e John Watson foram pesquisadores que iniciaram estudos sobre a psicologia comportamental, um ramo que observa nas pessoas as interações entre pensamentos e as ações. A partir deles, quatro perfis foram definidos, assim como animais que os representam: comunicadores (gato), executores (tubarão), planejadores (lobo) e analistas (águia).

Cada um desses perfis representa uma personalidade – principalmente em ambiente de trabalho –, assim como suas forças e fraquezas. Para quem trabalha com recrutamento e seleção, definir o perfil do seu candidato é muito útil para avaliação. Além disso, é possível realizar uma autoavaliação através da descoberta desses perfis, o que é importante para o autodesenvolvimento.

A seguir, confira cada um dos quatro perfis comportamentais e suas principais características:

1. Comunicadores (Gato)
As pessoas com perfil de comunicadores são ótimos em relacionamentos com os colegas, pois são extrovertidos e falantes. Sua facilidade com a comunicação e adaptabilidade são pontos muitos fortes. Gostam de trabalhar em equipe, têm poder de persuasão e são vaidosos.

Os comunicadores prezam muito pela autonomia e liberdade. São ágeis nas entregas de trabalho e são imaginativos e sensíveis. É um perfil que gosta de pensar nos outros e ter harmonia entre seus relacionamentos.

Em contrapartida aos pontos positivos, as pessoas com esse perfil podem ter dificuldades em esconder conflitos e desavenças. Outro ponto negativo é que elas tendem a colocar a felicidade acima dos resultados e, às vezes, manipular os outros com sentimentos.

2. Executores (Tubarão)
Os executores são pessoas com muita motivação e ação. Eles colocam a mão na massa, agem rápido e fazem o necessário para entregar seu trabalho. Gostam muito de liberdade para agir de forma individual e ter controle sobre suas atividades.

Fazê-los repetir tarefas ou arrumar erros pode ser um problema, pois não apreciam esse tipo de atividade. Além disso, gostam de trabalhar de sua maneira e são bastante competitivos, inclusive se cobram da mesma forma.

Seus pontos fracos são: agir antes de pensar, tomar o caminho mais fácil para cumprir tarefas mais rapidamente, dificuldade de socialização e relacionamentos complicados.

3. Planejadores (Lobo)
Planejadores são pessoas leais, responsáveis e consistentes. Gostam de manuais e regras, assim como desempenhar seu trabalho com conformidade e qualidade. São ótimos gestores de projetos por serem muito detalhistas.

São motivados pela ausência de riscos e erros e compreensão de regras. Gostam de ter conhecimento específico sobre o que fazem e de visualizar seus trabalhos finalizados com começo, meio e fim.

A dificuldade de se adaptar às mudanças e a aversão aos riscos podem atrapalhar as pessoas com esse perfil. Além disso, o excesso de perfeccionismo, sistematização e estrutura pode impedir que elas avancem com a agilidade necessária.

4. Analistas (Águia)
Os analistas gostam de fazer diferente, possuem foco no futuro e são inovadores. São descontraídos, fantasiosos e buscam realizar mudanças radicais. Com capacidade de antecipar resultados, têm pensamentos macro e criativos.

Se dão bem em ambientes descentralizados e com espaços para exceções. Se frustram com controles rígidos e falta de liberdade de expressão. Ademais, gostam de delegar tarefas e dar ordens.

Apesar de ter características muito positivas em relação ao futuro, os analistas pecam na atenção com o presente. Defender o novo pelo novo, impaciência e rebeldia também são fatores que podem acabar os prejudicando.

Conclusão
Seja qual for o seu perfil ou os perfis comportamentais de seus colegas de trabalho, manter um ambiente diverso e em harmonia é sempre importante. A Have oferece Treinamentos Comportamentais que podem aumentar a eficiência da sua equipe. São eles: Inteligência Emocional, Trabalho em Equipe e Comunicação Assertiva. Entre em contato conosco e saiba mais sobre o que podemos oferecer para potencializar os resultados da sua empresa!

Se interessou
pelos nossos
serviços?

Para mais informações ou
orçamentos entre em contato
através do formulário ao lado.

Mensagem enviada!

Retornaremos em breve.