Negócios

Planejamento
Estratégico.

“Se você não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve”. Lewis Carroll

O planejamento estratégico tem formato próprio desenvolvido pela HAVE com o objetivo de mobilizar e engajar todas as camadas da empresa na elaboração da estratégia, gerando assim senso de dono e um propósito para todos. Desta forma desenvolvemos um modelo utilizando técnicas de inovação, integrando Balanced Scorecard (BSC) e Objectives Key Results (OKR), por meio de projeto faseado em 4 etapas: Conceituação, Estruturação, Execução e Avaliação.

Público.

Empresas de pequeno e médio porte que queiram se organizar para os próximos passos e maximizarem seus resultados.

 

Metodologia.

Reuniões presenciais e aplicação de metodologias consolidadas no mercado como análise SWOT, meta SMART, Design Thinking, BSC (Balanced Scorecard), OKR (Objectives and Key Results) e Gestão por Indicadores.

FASE 01

Conceituação.

Por meio de uma análise SWOT detalhada da empresa, definiremos o norte verdadeiro utilizando o conceito de meta SMART, ou seja, esta visão será específica, mensurável, atingível, relevante e temporal. Ainda nesta fase, no campo das ideias e usando o método de Design Thinking, trabalharemos de forma macro quais serão os principais objetivos que suportarão esta visão.

FASE 02

Estruturação.

Com o norte verdadeiro definido e os grandes objetivos desenhados, estruturaremos o mapa estratégico da empresa (Balanced Scorecard). O BSC suportará a liderança da empresa à definir quais serão os objetivos, as metas e os direcionares estratégicos, bem como os indicadores chaves para medirmos se a estratégia está no caminho certo.

FASE 03

Execução.

Com o mapa estratégico elaborado, desdobraremos os objetivos para o time utilizando a metodologia OKR (Objective and Key Results), a qual tem um approach bottom up, ou seja, o time contribuirá na definição das ações (resultados chaves) para garantir o atingimento dos objetivos definidos no BSC. Com um formato mais dinâmico e com ciclos curtos de medição, esse método trará engajamento, propósito, autonomia e senso de dono para a equipe.

FASE 04

Avaliação.

De nada adianta se não medirmos os resultados, desta forma, estruturaremos as reuniões de resultado, capacitando a equipe na análise de causa raiz das variações e elaboração de planos de ação robustos, tornando estas reuniões curtas e pragmáticas.

Objetivo.

  • Definir as metas de curto, médio e longo prazo através do método SMART.
  • Definir os pilares estratégicos, elaborando as principais ações para os próximos 5 anos.
  • Elaborar o Balanced Scorecard desdobrando a estratégia da empresa para todos.
  • Detalhar os objetivos de curto prazo por trimestre, introduzindo o conceito de OKR, no qual as pessoas participam e definem com quais ações poderão contribuir para atingir os objetivos da empresa, fortalecendo o senso de pertencer.
  • Definir os indicadores de performance e introduzir o conceito de alto desempenho e produtividade.
  • Implementar reuniões de performance com foco em resultados e gestão por indicadores.

Resultados Esperados.

  • Definir a visão estratégica de longo prazo;
  • Estruturar a empresa para os próximos passos;
  • Criar engajamento e senso de dono na equipe;
  • Enfatizar a importância da gestão por indicadores;
  • Implementar reuniões de performance produtivas, com análise de causa raiz e planos de ação robustos.

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