Processos

Revisão de
Processos.

O melhoramento contínuo nos processos organizacionais é essencial para as empresas se adequarem às constantes mudanças no mercado de atuação.

A Have oferece a revisão de processos organizacionais. No dia a dia são desenvolvidas atividades rotineiras que levam à produção de variados produtos e serviços. Essas atividades podem ser enquadradas na forma de processos, que de forma integrada, trabalham para promover a obtenção dos objetivos principais da organização. Trabalhamos com o conceito end to end para visualizar a cadeia inteira de valor. Objetivando melhorar a velocidade e o fluxo dos processos, desenvolvemos uma metodologia de esteiras, onde mapeamos e revisamos os processos Order to Cash (Ordem de vendas até o Recebimento do cliente) e Req to Pay (Requisição de compras até o Pagamento ao fornecedor). Desta forma capturamos as sinergias e ajustamos os gargalos da operação.

Público.

Empresas que buscam melhorar a produtividade, reduzir os custos operacionais, otimizar seus processos e obter a cultura de Melhoria Contínua.

 

Metodologia.

Lean Office ou Manufacturing em 7 etapas, trabalhando no formato SQUAD, ou seja, pequenos times multidisciplinares mapeando a cadeia inteira.

Objetivos.

Redução dos custos operacionais;
Aumento da confiabilidade e produtividade dos processos;
Melhoria significativa dos indicadores de qualidade e relacionamento com clientes;
Redução do uso dos recursos empregados;
Redução de esperas e retrabalhos dos processos reestruturados;
Melhoria da previsibilidade através da padronização;
Melhoria da eficiência global;
Redução dos desperdícios de matéria-prima;
Redução dos custos variáveis;
Redução dos tempos de parada;
Aumento de produtividade e garantia de processos estáveis e padronizados;
Aumento da satisfação dos clientes internos e externos;
Procedimentos gerenciais e operacionais padronizados;
Maior previsibilidade das operações;
Aumento da eficácia e eficiência operacional.

Método.

1. Análise do processo atual (AS IS – antes);
2. Desenho do novo processo (TO BE – depois);
3. Mapa de dimensionamento;
4. Padronização (Documentação dos Processos);
5. Treinamentos dos novos procedimentos;
6. Implementação dos Rituais de Gestão;
7. Acompanhamento gerencial dos processos com gestão à vista.

Resultados Esperados.

Qualitativos:

Menos burocracias durante o processo;
Tomada de decisão mais rápida;
Confiabilidade nas informações;
Gestão por indicadores;
Desenvolvimento de análise crítica;
Cultura de Melhoria Contínua;
Automatizações, redução da manualidade nos processos;
Aumento da qualidade dos produtos e serviços.

Quantitativos:

Reduzir os custos com FTE (full-time equivalent) no processo – diretos e indiretos;
Aumentar vendas decorrentes das melhorias implementadas;
Reduzir outras despesas fixas ou variáveis identificadas no projeto;
Reduzir os tempos de espera entre os processos;
Reduzir volume de retrabalho nos processos;
Reduzir os prazos de entregas para os clientes.

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